“A educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura. A Escola deve representar a vida presente. Tão real e vital para a criança como o que ela vive em casa, no bairro ou no pátio.”
(John Dewey, Credo Pedagógico)
Um país se faz com homens e livros!
Monteiro Lobato
UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA
A Escola Classe 39 de Taguatinga localiza-se na QNC 15, Área Especial 17, Taguatinga Norte. A construção da escola deu-se em 1972 e o início das atividades escolares ocorreu em 12 de fevereiro de 1973 com a denominação “Escola Classe n° 40 de Taguatinga”. Em maio do mesmo ano passou a chamar-se “Escola Classe n° 39 de Taguatinga”. Somente em vinte e um de outubro de mil novecentos e setenta e seis, recebeu a denominação atual “Escola Classe 39 de Taguatinga”. No ano de 1998, a escola passou por uma reforma significativa na estrutura física. Hoje, em parceria com a comunidade escolar, essa instituição procura abrir-se para que haja um bom relacionamento com essa comunidade, e principalmente com o segmento familiar. Dessa forma, os projetos propostos desenvolvem-se com a participação e interação dos segmentos envolvidos, com vistas a alcançar os objetivos da Proposta Pedagógica da Escola.
A socialização de uma criança deve passar pelo desenvolvimento harmonioso de integração com mundo que o cerca. Por meio dessa socialização, adquire-se independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.
A Escola Classe 39 de Taguatinga promove esse trabalho de socialização dentro e fora da sala de aula, por meio de atividades diversificadas. Nesse contexto, a escola comemorou a semana da Criança com diversos eventos. Entre eles realizaram-se:
Educação Infantil
04 de outubro – Cinema;
05 de outubro - Tarde Recreativa. - Educação Infantil, 1º e 2º períodos – a escola ofereceu nesse dia, momentos com diversos brinquedos, jogos, passatempos, picolé, cachorro-quente. Assim, tem-se mais um momento de socialização entre as turmas de educação infantil;
06 de outubro – gincana;
07 de outubro - brincadeiras/piscina;
08 de outubro – festa na sala de aula;
Alunos do 1º ao 3º ano
04 de outubro – Cinema;
05 de outubro - Tarde Recreativa. - a escola ofereceu nesse dia, momentos com diversos brinquedos, jogos, passatempos, picolé, cachorro-quente;
06 de outubro – gincana;
07 de outubro - – Noite do Pijama –– os alunos chegaram à escola às 18h com um Kit (colchão, travesseiro, roupa de cama e pantufas). No decorrer da noite, houve diversas atividades: brincadeira, contação de história, dança. A noite se encerra com o jantar e as crianças se encaminham até os dormitórios. O evento se encerra no dia seguinte às 8h, com o café da manhã.
4º e 5º ano
04 de outubro – Cinema;
05 de outubro - Tarde Recreativa. - Educação Infantil, 1º e 2º períodos – a escola ofereceu nesse dia, momentos com diversos brinquedos, jogos, passatempos, picolé, cachorro-quente;
06 de outubro – gincana;
07 de outubro - brincadeiras/festa na sala de aula;
A Presidente da Caixa Escolar da Escola Classe 39 de Taguatinga, no uso das atribuições que lhe foram conferidas, torna público o RESULTADO do processo seletivo para a escolha de monitor-bolsista que atuará no Telecentro Comunitário Multimeios para o Conhecimento.
Os Candidatos selecionaodos foram:
Iohana Silva Santos
Dyego Taynan Tomaz Freitas
Taguatinga, 27 de setembro de 2010
Ana Lucia Bandeira
Presidente da Caixa Escolar da EC 39 de Taguatinga
REGULAMENTO DE RETIFICAÇÃO PARA SELEÇÃO DE MONITOR-BOLSISTA DO PROGRAMA TELECENTROS.BR PARA ATUAÇÃO NO TELECENTRO COMUNITÁRIO MULTIMEIOS PARA O CONHECIMENTO
Regulamento nº 2
A Presidente da Caixa Escolar da Escola Classe 39 de Taguatinga, no uso das atribuições que lhe foram conferidas, torna público o presente Regulamento de Retificação de data das etapas do processo seletivo para a escolha de um monitor-bolsista para o Telecentro Comunitário Multimeios para o Conhecimento. O motivo da retificação são Problemas Técnicos.
1.DO LOCAL E DATA DE REALIZAÇÃO DE CADA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO:
1.1.A primeira etapa da seleção, divulgada no Primeiro Regulamento, item 7.1, será realizada no Telecentro Comunitário Multimeios para o Conhecimento, na QNC 15/17 área especial, no dia 22 de setembro de 2010, das 8h 30m às 11 horas.
O candidato deve chegar com antecedência de pelo menos quinze minutos, portando caneta esferográfica azul ou preta e documento de identificação com foto.
1.2.Para a segunda etapa, divulgada no Primeiro Regulamento, item 7.2, o candidato deverá apresentar os títulos que possui (originais e cópias), no mesmo local, data e horário da realização da primeira etapa, de acordo com item 1.1 deste regulamento.
OBS:
·Os originais serão devolvidos ao candidato após confirmação da autenticidade das cópias.
·Somente serão analisados os títulos dos candidatos aprovados na primeira etapa.
1.3.A terceira etapa, divulgada no Primeiro Regulamento, item 7.3, será realizada no dia 27 de setembro, das 8h 30m às 11h, no mesmo local da realização da primeira etapa, de acordo com item 1.1 deste regulamento.
Taguatinga, 17 de setembro de 2010
Ana Lúcia Bandeira Presidente da Caixa Escolar da EC 39 de Taguatinga
O Correio Brasiliense divulgou o espetáculo ULTRAPASSA, da "Cia. Nos no Bambu ", apresentado em 19/08/2010 para escolas da rede pública. Entre essas escolas, está a nossa escola - EC 39 de Taguatinga. Acesse o link para assistir à reportagem.
REGULAMENTO PARA SELEÇÃO DE MONITOR-BOLSISTA DO PROGRAMA TELECENTROS.BR PARA ATUAÇÃO NO TELECENTRO COMUNITÁRIO MULTIMEIOS PARA O CONHECIMENTO
A Presidente da Caixa Escolar da Escola Classe 39 de Taguatinga, no uso das atribuições que lhe foram conferidas, torna público o presente regulamento que regerá o processo seletivo para a escolha de um monitor-bolsista que atuará no Telecentro Comunitário Multimeios para o Conhecimento.
1.DO OBJETO:
Esteregulamento trata da seleção de um monitor-bolsista que atuará no Telecentro Multimeios para o Conhecimento, situado na Escola Classe 39 de Taguatinga, QNC 15 Área Especial 15/17, Taguatinga Norte, pelo período de 12 meses, a contar da data da efetivação da bolsa. A bolsa será concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).
2.DO PRAZO E LOCAL PARA AS INSCRIÇÕES:
As inscrições realizar-se-ão, no período de 17 de agosto a 17 de setembro de 2010, somente pela internet. A FICHA DO CANDIDATO A BOLSISTA DO PROGRAMA TELECENTROS.BR, disponibilizada no endereço eletrônico http://ec39tagua.blogspot.com, deverá ser preenchido e encaminhada, via e-mail, para o endereço eletrônico: ec39tagua@gmail.com, até 17 de setembro de 2010.
OBS: a FICHA DO CANDIDATO A BOLSISTA DO PROGRAMA TELECENTROS.BR deve ser preenchida no word ou writer. Para isso, o candidato deve copiar a ficha postada neste blog e colá-la em documento de edição de texto, dos citados. acima. Em seguida, deve enviá-la como ANEXO para o email: ec39tagua@gmail.com.
A confirmação de inscrição dar-se-á por e-mail e por listagem a ser afixardano mural de entrada do Telecentro Comunitário Multimeios para o Conhecimento.
3.DOS REQUISITOS :
3.1.São requisitos obrigatórios para assumir a função de monitor-bolsista do Telecentro Comunitário da Escola Classe 39 de Taguatinga:
·Ter idade de 16 a 29 anos;
·Ser morador do setor QNc ou CNC de Taguatinga - DF;
·Ter concluído o ensino médio, ou estar cursando ensino fundamental ou médio;
·Dispor-se a dedicar 6 horas por dia, totalizando 30 horas semanais, incluídas 2 horas diárias de participação no curso a distância, durante doze meses ininterruptos.
·Ser brasileiro, ou estrangeiro em situação regular no país.
3.2- Em nenhuma hipótese, poderá candidatar-se ao processo pessoas com até 3º grau de parentesco com qualquer dos responsáveis pela seleção dos monitores-bolsistas, e pessoas com vínculo empregatício. Caso o candidato tenha ou venha a ter mais algum outro trabalho (sem vínculo) concomitantemente ao período de vigência da bolsa, este não poderá influenciar nas 30 horas semanais de trabalho/estudos da monitoria.
4.DA CARGA HORÁRIA:
O candidato selecionado prestará 4 horas diárias de trabalhos, de segunda-feira à sexta-feira, mais 2 horas diárias de participação em curso a ser oferecido pela Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, totalizando 30 horas semanais de dedicação obrigatória.
5.DO VALOR DA BOLSA:
Os monitores atendidos pelo Programa Telecentros.BR são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As bolsas do CNPq podem ser de três tipos, a depender da definição que consta no Plano de Trabalho da entidade proponente, registrado no SIATC:
Quantidade de monitores que receberão bolsa no Telecentro
Constituem atribuições da função as atividades básicas listadas abaixo, além outras que possam se mostrar necessárias ao longo do processo:
·Participar de todos os módulos e atividades do curso da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital;
·Atender ao público por, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais;
·Promover o uso efetivo das tecnologias da informação e comunicação no desenvolvimento local em suas múltiplas dimensões/
·Trabalhar ativamente para que toda a comunidade local aproprie-se do espaço do telecentro para seu uso e benefício;
·Promover atividades de formação junto aos usuários;
·Incentivar a criação de projetos de desenvolvimento comunitário em diversas dimensões, mediante regras preferencialmente definidas pelo Conselho local do telecentro;
·Zelar pelo funcionamento do telecentro de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR;
·Apoiar os usuários na navegação livre e assistida;
·Zelar pelas boas condições dos equipamentos disponíveis no Telecentro;
·Relatar para o gestor do Telecentro sobre os eventuais problemas técnicos (software e hardware) que aconteçam;
·Elaborar o relatório individual mensal de atividades, de acordo com as orientações da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital;
·Colaborar com as atividades de avaliação do projeto;
·Registrar sistematicamente informações no sistema de monitoramento do Programa Telecentros.BR;
·Cadastrar usuários e manter o registro atualizado dos atendimentos realizados;
·Trabalhar colaborativamente com o gestor, outros monitores e demais atores envolvidos no Telecentro.
7.DO PROCESSO SELETIVO:
O processo seletivo se dará em três etapas:
7.1.A primeira etapa, de caráter eliminatório constará de análise dos requisitos obrigatórios citados no item 3.1; de teste escrito de compreensão textual; teste prático de conhecimento de: tecnologias da informação e comunicação, de Software Livre e das obrigações constantes no item 6 deste manual. Serão corrigidas somente as provas dos candidatos que preencherem todos os requisitos obrigatórios, informados na FICHA DO CANDIDATO À BOLSISTA DO PROGRAMA TELECENTROS.BR, disponibilizada no endereço eletrônico: http://ec39tagua.blogspot.com. A comprovação dessas informações será requisitada posteriormente, caso o candidato se classifique entre os três primeiros lugares.
7.2.A segunda etapa, de caráter classificatório, constará da análise de títulos apresentados pelos candidatos, que comprovem atividades de trabalhos voluntários desenvolvidos na comunidade; tempo de trabalho em telecentros; formação extracurricular em áreas relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido no telecentro; experiência profissional em áreas relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido no telecentro.
7.3.A terceira etapa, de caráter classificatório, com a participação dos três candidatos mais bem colocados, será um atendimento simulado no próprio telecentro, no qual estarão sendo avaliados aspectos como: liderança, capacidade de comunicação e diálogo, afinidade com a prática da função e conhecimentos básicos de informática.
8.DA FORMA DE PONTUAÇÃO:
8.1.Serão aprovados na primeira etapa todos os candidatos que preencham os requisitos obrigatórios e que tenham acertado pelo menos cinquenta por cento da prova escrita. Somente será considerada a quantidade de acertos na prova escrita, entre candidatos que tenham sido aprovados, em caso de necessidade de desempate na fase final.
8.2.Para a segunda etapa:
CRITÉRIOS GERAIS
PONTUAÇÃO
MÁXIMO EM CADA CRITÉRIOS
Histórico de atividades de trabalho voluntário desenvolvidas em sua comunidade
1 ponto para cada atividade de trabalho voluntário comprovada, até o limite de 5 atividades
5 pontos
Tempo de trabalho em telecentros
1 ponto para cada 3 (três) meses de trabalho. Para cada mês
adicional 0,5 (meio) ponto, até o limite de 12 meses.
4 pontos
Formação extracurricular em áreas rela-cionadas ao trabalho a ser desenvolvido no
telecentro
0,5 (meio) ponto para cada curso comprovado, limitada ao máximo de 5 experiências.
2,5 pontos
Familiaridade com os uso de tecnologia da
informação e de Software Livre
0,5 (meio) ponto para cada item citado, até o limite de 5.
2,5 pontos
8.3Para a terceira etapa:
CRITÉRIOS GERAIS
PONTUAÇÃO
MÁXIMO EM CADA CRITÉRIOS
Liderança.
0 a 4 pontos
4 pontos
Capacidade de comunicação e diálogo
0 a 3 pontos
3 pontos
Afinidade com a prática da função
0 a 4 pontos
4 pontos
8.4Não haverá classificação na primeira etapa. A classificação na segunda e na terceira etapa será feita pela ordem decrescente da quantidade de pontos obtidos pelos candidatos, ficando em primeiro lugar o candidato que obtiver maior número de pontos e em último lugar o candidato que obtiver menor número de pontos.
9.DO CONTEÚDO
9.1.PORTUGUÊS:
9.1.1.Interpretação de texto;
9.1.2.Redação de até 20 linhas;
9.2.INFORMÁTICA:
9.2.1.Conhecimentos básicos de hardware: da utilização do Computador, periféricos de entrada e saída;
9.2.2.Conhecimentos básicos das ferramentas do BrOffice.Org: Writer; Calc e Express.
10.DO LOCAL E DATA DE REALIZAÇÃO DE CADA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO:
10.1.A primeira etapa da seleção será realizada no Telecentro Comunitário Multimeios para o Conhecimento no dia 20 de setembro de 2010, das 8 horas às 11 horas, devendo o candidato chegar com antecedência de pelo menos quinze minutos, portando caneta esferográfica azul ou preta e documento de identificação com foto.
10.2.Para a segunda etapa, o candidato deverá apresentar os títulos que possui (originais e cópias), no mesmo local e horário da realização da primeira etapa. Os originais serão devolvidos ao candidato após confirmação da autenticidade das cópias. Somente serão analisados os títulos dos candidatos aprovados na primeira etapa.
10.3.A terceira etapa será realizada entre os dias 27 e 30 de setembro, conforme aviso a ser disponibilizado juntamente com a divulgação dos resultados das duas primeiras etapas.
11.DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:
11.1.A divulgação dos resultados da primeira e segunda etapa, juntamente com a convocação dos três primeiros colocados para a realização da terceira etapa, está prevista para o dia 24 de setembro de 2010.
11.2.A divulgação do resultado da terceira etapa, com a indicação do nome do candidato que assumirá a função de monitor-bolsista no Telecentro Comunitário Multimeios para o Conhecimento, está prevista para o dia 30 de setembro de 2010.
11.3.Em caso de desistência ou qualquer impedimento do candidato selecionado, será sempre chamado o próximo candidato mais bem classificado para assumir a função.
12. DISPOSIÇÕES GERAIS:
12.1.Caso haja recursos em relação à primeira e segunda etapas, estes serão analisados pelo comitê que está conduzindo o processo seletivo.
12.2.Não caberá recurso para o resultado da terceira fase.
12.3.Em caso de empate, para a escolha dos três candidatos mais bem classificados, vencerá por ordem:
12.3.1.O que alcançar maior número de acertos na prova escrita,
12.3.2.Na área de compreensão textual,
12.3.3.Na área de familiaridade com o uso de tecnologias da informação e comunicação e de Software Livre,
12.4.É obrigatória a informação de um e-mail para que o candidato receba as necessárias informações a respeito do processo seletivo.
12.5.É de inteira responsabilidade do candidato, manter seus dados atualizados junto ao Telecentro Comunitário da Escola Classe 39 de Taguatinga, principalmente o endereço eletrônico.
12.6.Em nenhuma hipótese, haverá confirmação de inscrição por telefone.
12.7.A divulgação dos resultados não será informada por telefone.
12.8.Em caso de desistência ou qualquer impedimento do candidato selecionado, que implique a necessidade de chamada do próximo candidato, esta poderá, ou não, ser efetuada por telefone, conforme decisão do Conselho do Telecentro Comunitário Multimeios para o Conhecimento, que analisará a real necessidade de fazê-lo.
12.9.Não serão aceitas inscrições no local do Telecentro ou fora do prazo estabelecido neste regulamento.
12.10.O bolsista que não participar da formação referida neste regulamento ou vier a abandoná-la, bem como o que deixar de realizar as suas tarefas no telecentro terá sua bolsa cancelada.
12.11.Os participantes do presente processo seletivo declaram que tem total conhecimento do deste manual e concordam com os termos do mesmo.
Taguatinga, 12 de agosto de 2010
Ana Lúcia Bandeira
Presidente da Caixa Escolar da EC 39 de Taguatinga